domingo, 24 de janeiro de 2010

Palavra que se diz

Há palavras quase que, diria, perfeitas. Nas quais som e significado formam um único, como diria minha companheira caça-palavras “daquelas que, mesmo sem saber o significado, dá pra adivinhar de primeira". Por isto, e porque pronunciá-la é uma delícia, adoro a palavra "esdrúxulo".
“Que ideia mais esdrúxula!” alguma dúvida sobre a qualidade da ideia?
Sempre uso essa palavra. Meus jornalistas (dirijo uma Redação) já sabem que o uso do esdrúxulo indica que já encerramos o assunto. "Essa explicação, por favor, é totalmente esdrúxula".

Como boa frequentadora de dicionário (adoro dicionário – um dia conto a primeira vez que lidei com um deles, foi mágico) acabo de descobrir que existe ainda:
esdruluxar - versejar com palavras esdrúxulas
esdrulularia - qualquer coisa exótica ou extravagante
exdruxulez - qualidade do esdrúxulo, esquisitice
esdruxulista - pessoa que gosta de palavras esdrúxulas
esdruxulização - ato ou efeito de esdruxulizar
esdruxulizar - tornar esdrúxulo, extravagante
e finalmente,
esdrúxulo - fora dos padrões comuns e que causa espanto ou riso, esquisito, extravagante - e para não perdermos a erudição - diz-se dos versos que terminam com palavras proparoxítonas e esse é , na verdade, o significado original da palavra.

Gosto de pensar que um desavisado qualquer vinha andando quando ouviu dois poetas comentando "Oh, meu caro, fiz uso de versos esdrúxulos nessa minha última obra" e já chegou em casa "querida, não darei explicações esdrúxulas por não trazer dinheiro", e a mulher nem perguntou nada, porque era óbvio o que ele queria dizer e já avisou o açougueiro: "não darei nenhuma justificativa esdrúxula por atrasar mais uma vez o pagamento" e o mundo passou e entender o que quer dizer esdrúxulo. Esdrúxulo o post? Levemente, eu diria.

Um comentário:

  1. Oi Cuca,

    Continuo andando de onibus pela cidade de São Paulo. Agora conheço bairros que só existiam na minha imaginação de moradora de Pinheiros e Vila Madalena. Para me deslocar de um lado da cidade para outro fico mais de uma hora escutando conversas e palavras muito interessantes. Lembrei do blog hoje quando escutei o cobrador conversando pelo celular, e de repente ele falou: "tá osso?" Fiquei impressionada com a capacidade de entender o contexto de uma conversa através do que se escuta.O que será que "está osso?" Palavra que se diz.

    ResponderExcluir

Fale, opinie, critique, debata, concorde, discorde... Comente!